VW Tiguan Forum banner

Instalar câmera de visão traseira (RVC) no RNS-315 em Tiguan SEL 2011

1 reading
72K views 47 replies 22 participants last post by  blazy20  
#1 ·
Olá,

Este é o meu primeiro post em qualquer fórum.

Aprendendo com algumas das postagens online, comprei e instalei o RVC.

Mas agora estou preso com a fiação do RVC.

Há 2 conjuntos de fios que podem vir com o RVC.

Um é o cabo de 26 pinos que se conecta ao RNS-315. E o outro é o cabo de 3 fios para alimentação e sinal para o RCV. (Vermelho, azul e castanho)

Conectei o fio castanho ao terra e o fio vermelho à caixa de fusíveis para alimentação. Isso foi fácil.
Mas estou confuso sobre o fio de sinal azul.
Localizei o plugue da luz de ré, que tem 3 fios. Castanho, preto e amarelo (ver foto em anexo).
Os documentos que vi e outros materiais online dizem que o plugue da luz de ré tem um fio castanho e 2 fios azul/preto, mas o meu é diferente. É castanho, preto e amarelo (ver foto em anexo).
Verifiquei o fio castanho e ele vai para o terra.
Os fios preto e amarelo não têm energia até que eu coloque o carro na marcha a ré, ambos os fios, preto e amarelo, têm 12V.
Então eu não sei se devo conectar o fio azul da câmera ao fio preto ou amarelo.
Eu vou adicionar as fotos de toda a instalação assim que eu tiver o RVC funcionando.
Assim que eu souber onde conectar o fio azul do RVC e programar o VCDS, farei o upload de todo o artigo, o que também ajudará outras pessoas.

Mas primeiro preciso resolver o problema do fio azul.
Por favor, ajude-me a determinar o fio correto.
Obrigado

Attachments

#2 ·
Li num fórum que posso conectar o fio azul a qualquer um dos 2 fios (preto/verde ou amarelo/cinza) que vão para a luz de ré.

Aparentemente, ambos os fios têm 12V quando engato a marcha a ré, porque são para as 2 luzes de ré separadas, com um fio terra marrom comum.

Poderia alguém confirmar isso?

#5 ·
Shawn,

Obrigado pela resposta.

Eu li esse tópico antes, mas aquele tem uma unidade de controle, para mover linhas, e tem 4 fios. Então isso não me ajudou.

Mas eu descobri eventualmente. Eu tentei em ambos os cabos (Preto/verde e amarelo/cinza) onde estou recebendo 12V ao reverter, e ambos estão ok. Então você pode conectar o fio de sinal azul a qualquer um.

Kenderama,

eu vou postar em breve todos os procedimentos de instalação com fotos, o que pode te ajudar a instalar o RVC.

Enquanto isso, eu fiz a codificação VCDS, e a câmera funciona bem....... huuurrrrraaaayyy.....

aqui está o link do youtube para aquele vídeo...

#8 · (Edited by Moderator)
ESTE É UM GUIA E DEVE SER USADO COMO TAL. O AUTOR NÃO SE RESPONSABILIZA POR DANOS AO VEÍCULO OU LESÕES À(S) PESSOA(S) SEGUINDO ESTE GUIA.

Finalmente…. Terminei de escrever isso
Espero que isso seja útil para alguns de nós, que estamos planejando instalar uma RVC em seu VW.
(Inglês não é minha primeira língua e você pode encontrar alguns erros, então me perdoe por isso)

Instalando uma Câmera de Visão Traseira (RVC) em um RNS-315 em um VW Tiguan 2011 SEL
Ferramentas e equipamentos necessários
1. Câmera de visão traseira OEM VW
2. Cabo de vídeo RVC de 26 pinos para RNS-315
3. Cabo de alimentação e sinal para RVC
4. Ferramenta de remoção de acabamento do carro
5. Chave de fenda torx T-20
6. Fita isolante
7. Silicone (ou algum material lubrificante)
8. Soquete de 11/16" ou 17 mm
9. Fita de peixe
10. Enforca-gato
11. Soquete de 10 mm
12. Cabo Vag com Hex can e software VCDS instalado em um laptop.

Onde comprar isso;
1, 2 e 3. Eu comprei a câmera do ebay por $180, que veio com o cabo de vídeo de 26 pinos e o cabo de sinal de alimentação com conectores adequados em ambas as extremidades. (Link: http://www.ebay.com/itm/360634324265)
4. Eu comprei o removedor de painel do carro do ebay por $20.
5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 na loja de ferragens local.
11. O cabo vag com original da Ross-Tech custará cerca de $300. (Ou você pode encontrar alguém da sua cidade neste fórum ou em qualquer outro fórum VW e perguntar se eles o ajudariam a programá-lo com seu cabo e software)
(Você também pode encontrar alguém neste fórum http://forums.vwvortex.com/showthread.php?4991419-Vag-Com-Locator-searchable-map-style!-Owners-pm-me-your-info-requested-in-the-thread)

1. Câmera de visão traseira OEM VW
01_zpsca551bd2.jpg

2. Cabo de vídeo RVC de 26 pinos para RNS-315
02_zps17273ec8.jpg

3. Cabo de alimentação e sinal
03_zpsf8fbba35.jpg

4. Removedor de acabamento do painel do carro
04_zps3e72e11d.jpg

5. Chave de fenda torx T-20, 6. Fita isolante, 7. Silicone (ou algum material lubrificante),
8. Soquete de 11/16" ou 17 mm, 9. Fita de peixe ou enforca-gato longo, 10. Enforca-gato
05_zpsb550916f.jpg

Etapa 1. Removendo o RNS-315.

a. Usando a ferramenta de remoção de acabamento, remova a ranhura de armazenamento do cartão e o indicador do airbag do passageiro. Você pode desconectar o conector que vai para a luz indicadora do airbag do passageiro ou pode deixá-lo conectado.
06_zps812fde19.jpg

b. Usando a chave de fenda torx T-20, remova os 2 parafusos, um de cada, atrás da ranhura de armazenamento do cartão e do indicador do airbag do passageiro.
06a_zps6cb15cba.jpg

c. Novamente usando a ferramenta de remoção de acabamento do carro, force a parte superior da ventilação do ar condicionado e o acabamento do RNS-315. Não puxe-o completamente, pois há um fio conectado ao botão da luz de emergência. A guarnição é presa com 4 clipes, 2 clipes em cada lado das saídas de ar condicionado. Veja a segunda imagem abaixo
07_zpsea66fc0b.jpg

08_zps53ba4adf.jpg

d. Remova o acabamento e coloque-o sobre o painel, de cabeça para baixo. Usando a chave de fenda torx T-20, remova os 4 parafusos torx, 2 parafusos em cada lado do RNS-315. Por favor, tenha cuidado com os parafusos, pois eles podem cair para dentro e você pode nunca recuperá-los. Eu perdi um.
09_zpsf1526feb.jpg

#9 · (Edited by Moderator)
Passo 2. Alimente o cabo de vídeo de 26 pinos para o RNS-315.

a. Primeiro, você precisa pegar a extremidade de 26 pinos do cabo de vídeo e o cabo de alimentação vermelho e passá-lo pela guarnição entre o pedal morto e a alavanca de abertura do capô. Você pode remover o pedal morto ou pode usar a fita de peixe e pescar os 2 fios de baixo para cima. O pedal tem 3 travas deslizantes na parte traseira e um parafuso torx atrás da junta da guarnição. Consegui remover o parafuso torx, mas não consegui recolocar o parafuso. Portanto, experimente o método da fita de peixe, se você não quiser remover o parafuso.
10_zpsa718f39f.jpg

b. Agora puxe o RNS-315 para removê-lo de sua posição e passe a fita de peixe pela abertura na parte traseira. Empurre a fita de peixe por todos os fios e coluna de direção e certifique-se de que não fique preso em nada. Cole o cabo de vídeo de 26 pinos na fita de peixe e puxe-o pela abertura do RNS-315. Conecte o plugue à ranhura de 26 pinos fornecida na parte traseira do RNS-315. Pressione a aba branca no conector para encaixar o plugue corretamente na posição.
11_zps5cdef755.jpg

c. Coloque cuidadosamente o RNS-315 de volta em sua posição no painel. Coloque os 4 parafusos torx no RNS-315 usando a chave de fenda torx T-20. Vire a guarnição do painel RNS-315 de volta para cima do estéreo e empurre-a suavemente para a posição. Coloque os 2 parafusos torx, um na ranhura do porta-cartões e outro na ranhura do indicador do airbag do passageiro. Conecte o conector que vai para a luz do airbag do passageiro (se você o removeu) e empurre-o suavemente para o lugar. Em seguida, empurre o porta-cartões suavemente para o lugar e você terminou de colocar o RNS-315 de volta na posição.

#10 · (Edited by Moderator)
Etapa 3. Adicionando o fio de alimentação vermelho à caixa de fusíveis.

a. Primeiro, você precisa encontrar um lugar na caixa de fusíveis onde deseja o fio de alimentação vermelho para o RVC.
Acesse a caixa de fusíveis e procure o pino na caixa de fusíveis, onde você pode obter 12V quando a chave de ignição é girada para a posição ON e sem energia quando a chave é girada para a posição OFF. Encontrei esses 3 pinos na parte superior que mediam 12V quando girei a chave de ignição para ON.
12_zps32d27d0d.jpg

b. Existem 2 maneiras de adicionar o fio de alimentação vermelho à caixa de fusíveis.
Primeiro, você pode usar algo chamado Adicionar um fusível ou Adicionar um circuito, que pode ser comprado no ebay por US$ 5. Basta crimpar o fio de alimentação vermelho no fio que sai do Add a Circuit e conectá-lo na caixa de fusíveis.
13a_zpsc6ae6db5.png

A segunda maneira é a maneira como eu o conectei, um pouco profissional, pois o fio que veio com o RVC tinha o fio de alimentação vermelho com o terminal original da caixa de fusíveis crimpado na extremidade, que se encaixa diretamente na caixa de fusíveis, pela parte traseira. Para fazer isso, você deve remover os 2 parafusos torx da frente da placa da caixa de fusíveis. Em seguida, balance a caixa de fusíveis para os lados e incline-a para trás em um lado e empurre-a para trás para removê-la. Não puxe-o para a frente, pois você só pode trabalhar com ele se removê-lo pela parte traseira.
14_zps3c82a8ed.jpg

15_zps8c4761f4.jpg

Empurre a caixa de fusíveis para trás e para baixo, para acessar a parte traseira da caixa de fusíveis. Há uma tampa na parte traseira da caixa de fusíveis, que é travada por 2 abas redondas, uma em cada lado. Levante a extremidade da tampa traseira, perto da aba de travamento, apenas o suficiente para soltá-la da aba e deslize-a para a direita para removê-la completamente.
16_zps6a883db3.jpg

17_zpsc5885dab.jpg

c. Agora você terá acesso à parte traseira da caixa de fusíveis. Localize o slot vazio na caixa de fusíveis, onde o pino superior mede 12V quando a chave de ignição é girada para ON. Basta alinhar a extremidade do fio de alimentação vermelho, com o terminal de crimpagem conectado a ele, e empurrá-lo no slot vazio, até ouvir um clique. Tente puxar suavemente e veja se o fio sai. Se não sair, significa que o terminal está devidamente encaixado na caixa de fusíveis. Deslize a tampa traseira no lugar, até que ela se encaixe nas abas de travamento em ambos os lados. Tenha cuidado para não prender nenhum fio ao fazer isso. Instale a caixa de fusíveis de volta no lugar; inclinando-a de um lado na aba onde o parafuso entra e empurre-a o suficiente para deslizar a outra extremidade da caixa de fusíveis na outra aba. instale os 2 parafusos torx na caixa de fusíveis. Você pode ver a imagem antes e depois que mostra o terminal de crimpagem do fio de alimentação vermelho instalado na caixa de fusíveis. Não instale o fusível agora, pois podemos fazer isso assim que a fiação completa for concluída. Instale o fusível após a etapa 8 ser concluída.
18_zpsca49b0e9.jpg

19_zps0caffaf9.jpg

20_zps6441c110.jpg

#12 · (Edited by Moderator)
Passo 6. Coloque e conecte o fio terra marrom e o fio de sinal de ré azul.

a. Só para lembrar, o fio de alimentação vermelho, que colocamos da caixa de fusíveis para o porta-malas, tem um conector de 4 pinos na outra extremidade, com um fio terra marrom, um fio de sinal de ré azul, um fio de alimentação vermelho e um em branco. Agora você precisa colocar o fio marrom e azul da parte superior da guarnição do porta-malas que removemos, para a caixa de armazenamento no lado do passageiro do porta-malas. Abra o compartimento de armazenamento do lado do passageiro e empurre uma fita de peixe de baixo para cima do porta-malas, através da guarnição branca. Prenda o fio azul e marrom na fita de peixe e puxe-o para fora do compartimento de armazenamento.

b. Conecte o fio terra ao ponto de aterramento disponível no compartimento de armazenamento do lado do passageiro. Remova a tampa do conector branco e use um soquete ou chave de 10 mm para soltar a porca. Guie o fio marrom para o parafuso, através de uma das ranhuras disponíveis no conector branco. Aperte a porca novamente e você deve ter uma boa aterramento agora.
31_zps40bc52a5.jpg

32_zps0611c2cb.jpg

c. Agora conecte o fio azul ao fio de alimentação da luz de ré. O conector para as duas luzes de ré está localizado no compartimento de armazenamento do lado do passageiro, logo abaixo de onde você aterrou o fio marrom. O plugue tem 3 fios, um fio terra marrom e dois fios de alimentação para as duas luzes de ré, preto/verde e amarelo/cinza. A cor do fio de alimentação pode ser diferente em veículos diferentes. Você pode usar qualquer uma dessas fontes de alimentação para conectar o fio azul. Eu tentei os dois e a câmera funciona com os dois.
33_zpsbfd6421a.jpg

Passo 7: Remova a guarnição preta do porta-malas.

(Aqui está um vídeo do YouTube que carreguei
)

a. Remova os 2 parafusos torx da parte inferior da guarnição do porta-malas. Os parafusos são cobertos com uma aba de plástico sobre ele.
34_zpsfc506e89.jpg

35_zps9e53881a.jpg

b. Agora puxe a guarnição do porta-malas, que é fixada ao porta-malas com clipes de metal. Existem um total de 16 clipes na guarnição do porta-malas. 2 na extremidade superior, um de cada lado. Para removê-los, puxe-os diretamente para você. 4 na lateral do vidro do caminhão, 2 de cada lado. Para removê-los, puxe-os em direção ao centro do vidro do porta-malas. E 10 no painel inferior da guarnição. Alguns dos clipes de metal são realmente difíceis de remover e você terá que usar um pouco de força para removê-los. Tente puxar a guarnição com um pouco de força para soltar os clipes de metal.
36_zps3e1c2117.png

Passo 8: Coloque os 2 cabos e conecte-os ao RVC.

a. Primeiro, remova o interruptor do porta-malas do lugar. Use a chave de soquete de 10 mm com uma extensão de soquete e remova as 2 porcas sobre o interruptor do porta-malas. Desconecte o conector do interruptor.
37_zps18c7db7b.jpg

b. Agora coloque os 2 cabos, o cabo de vídeo preto e o cabo RVC de 3 fios, junto com o feixe de fios brancos. Puxe os conectores de ambos os cabos de onde você removeu o interruptor do porta-malas. Agora pegue o RVC e conecte os dois conectores às 2 tomadas do RVC. Ambos os conectores devem encaixar facilmente no RVC. Coloque o RVC no lugar do interruptor e, em seguida, prenda-o usando as mesmas duas porcas de 10 mm que você removeu anteriormente.
38_zpsf49fee0d.jpg

c. Agora use algumas amarras ou você pode usar fita isolante para amarrar os 2 cabos ao fio agrupado branco. Se houver algum fio extra, amarre-o ao feixe. Depois que os 2 cabos estiverem amarrados corretamente, coloque a guarnição do caminhão de volta. Coloque também todas as outras guarnições que foram removidas. (Aqui está o vídeo sobre como reinstalar a guarnição de volta ao seu lugar
) Limpe todas as ferramentas e outras coisas do carro, para se preparar para aproveitar a câmera.
39_zps357c212e.jpg

#13 · (Edited by Moderator)
Passo 9: Programação e teste da câmera VCDS vag com.

a. Primeiro, coloque um fusível de 10A na caixa de fusíveis onde você instalou o fio de alimentação vermelho para o RVC, na etapa 3c.
40_zps0ca40418.jpg

b. Agora você está pronto para programar o carro para habilitar o RVC. Traga o cabo vag com HEX CAN e o laptop com o software VCDS instalado. Conecte a extremidade USB do cabo vag com ao laptop. Se esta for a primeira vez que você conecta o cabo vag com, espere até que o driver seja instalado corretamente no laptop. Agora conecte a extremidade de 16 pinos do cabo vag com ao conector abaixo da caixa de fusíveis. A luz no cabo vag com, extremidade de 16 pinos, ficará vermelha e depois ficará verde. Depois que a luz ficar verde, ligue a chave do carro. Não há necessidade de ligar o carro.

c. Abra o software VCDS no laptop. Depois que o software estiver em execução, clique em SELECIONAR MÓDULO DE CONTROLE
(Aqui está um pequeno vídeo que eu carreguei no YouTube sobre como programar o sistema usando o software VCDS.
)
42_zps169095fc.png

d. Clique em 37-NAVEGAÇÃO
43_zps83b7d57e.png

e. Clique em CODIFICAÇÃO-07
44_zps428eed99.png

f. Clique em AUXILIAR DE CODIFICAÇÃO LONGA
45_zpsf22471df.png

g. Clique na 4ª janela na linha 3)
(a cor dessa janela mudará de verde para amarelo)
MARQUE o Bit 6 - Câmera de visão traseira (RVC) instalada/ativa.
Em seguida, clique em SAIR, no canto superior esquerdo da janela.
46_zps8db85fc7.png

h. Clique em FAZER!
47_zps3c897f8e.png

i. Depois de ver a mensagem "CODIFICAÇÃO ACEITA", clique em OK.
48_zps657a3822.png

j. A programação está concluída. Feche todas as outras janelas e remova o cabo vag com do carro.
Ligue o carro.
Coloque a alavanca de câmbio em RÉ…
……. e ………. BINGO…..
49_zps8a2ef24a.png

(Aqui está um pequeno vídeo que eu carreguei no YouTube sobre como programar o sistema usando o software VCDS.
)

Espero ter explicado bem o suficiente para que todos entendam e façam sozinhos.
Avise-me se tiver alguma dúvida

#14 ·
Bom artigo e muito bom trabalho para um primeiro post, a única coisa que eu faria seria colocar um aviso no início do post.

• Like
Reactions: JIGS
#15 ·
Este é um dos melhores artigos de faça você mesmo que eu já vi aqui. É muito bem escrito e muito detalhado, com muitas fotos para ajudar. :twoup: :twoup: Excelente trabalho JIGS. Concordo com Enigma, nosso artista de faça você mesmo mais prolífico, deve haver uma isenção de responsabilidade no início, que incluirei em seu nome. Sinta-se à vontade para mudar para suas próprias palavras, se sentir necessidade. Mais uma vez, obrigado por dedicar um tempo para postar este faça você mesmo detalhado. Saúde! Old Dog

• Like
Reactions: Enigma and JIGS
#17 ·
Melhor homem JIGS

#19 ·
#22 ·
Do que eu sei, a única diferença é que com o controlador, a linha amarela na tela se move com o carro, quando você dá ré.

Para configurá-lo, você tem que fazer alguma calibração e, pelo que li, muitas pessoas têm problemas com a calibração e a linha em movimento. Mas eu posso estar errado.

Aqui está um vídeo que encontrei mostrando linhas em movimento

Aqui está outro sem linhas em movimento.

#25 ·
Segui as instruções de Jiggs e instalei minha câmera (básica) esta semana. Descobri que havia um atraso ao passar de estacionado para a marcha a ré. Também ao passar de neutro para a marcha a ré (outra direção), às vezes recebia uma mensagem de que a câmera não estava disponível. Isso me fez pensar. Eu havia instalado o RCD510 algumas semanas antes e, antes de recodificar para desligar a câmera, recebia uma mensagem sobre nenhuma câmera disponível. O que aconteceu então foi a pista do que estou experimentando agora. O rádio recebe seu sinal de ré via CAN. A câmera liga via o fio de sinal da luz de ré e, aparentemente, demora para ligar. Então eu pergunto, por que a câmera realmente precisa desligar se o rádio não exibirá nada se não estiver na marcha a ré. Hoje decidi amarrar o fio de alimentação e o fio de sinal e eliminar a conexão com a lâmpada de ré. Presto, sem mais atrasos e sem mais erros.

#26 ·
Boa Shawng.

Quando eu tinha o RCD510 original, a câmera era muito rápida, quando eu engatava a marcha ré (R) ela aparecia imediatamente e agora que eu mudei para o RNS510, ela demora para aparecer.

Então eu mudei a codificação no carro, agora a câmera está sempre exibindo quando o PDC está ligado. Como estava funcionando corretamente antes com o RCD510, eu sempre assumi (no meu caso) que este é um "problema" com o RNS510.